DIOCESE: Instituição de Acólito do Seminarista Alexandre Ribeiro

Neste sábado, dia 20 de abril,  por ocasião da Semana de Oração pelas Vocações aconteceu na Paróquia de São Simão de Rio de Loba (Viseu) a instituição de Acólito do seminarista Alexandre Ribeiro, natural da nossa comunidade.

Com este ministério, assume-se o compromisso perante toda a comunidade cristã de procurar viver cada vez mais da Eucaristia, no serviço ao altar, e aprofundar ainda mais o sentido íntimo e espiritual daquilo que se vive e oferecê-lo diariamente a Deus. 

 

 

 

[Mensagem do Seminarista Alexandre Ribeiro à comunidade]

Para quem sou eu?

Caríssimos familiares e amigos,

Quando assumimos o compromisso e o desejo de servir e seguir Cristo, procuramos fazê-lo com total entrega, dedicação e em espírito de serviço e obediência à aqueles a quem somos confiados e com aqueles que com quem nos é dada a oportunidade de caminhar e de continuar a crescer na fé, na esperança e na caridade.

Em outubro iniciei a meu estágio pastoral na Paróquia de São Simão de Rio de Loba (Viseu) e é no coração desta comunidade, que por proposta do pastor desta porção da messe/vinha do Senhor, que é a Diocese de Viseu, fui instituído no Ministério de Acólito.

Este é mais uma etapa na minha caminhada para Deus e para os outros. As raízes, numa determinada altura têm que se manifestar acima do solo, têm que rebentar, crescer e dar fruto. Só alicerçadas em Cristo, Mestre e Pastor, é que as raízes dão bom fruto. Para que isso aconteça são fundamentais a família, os amigos, a comunidade.

Neste dia em que Jesus me pergunta mais uma vez «Tu Amas-me!?» (cf. Jo 21, 15-22) – então sê mais assíduo no serviço do altar (Eucaristia), distribui fielmente aos teus irmãos o Pão da vida, e cresce cada vez mais na fé e na caridade para a edificação da Igreja (cf. Ritual da Instituição do Acólito, 54) – manifesto a minha gratidão a todos vós que no meu coração fizesteis crescer esta alegria, enraizada em Cristo, Mestre e Pastor.

Desejei ardentemente viver este momento convosco. Alguns de vós alegrou-me a presença física neste momento da minha caminhada. Como eu, muitos de vós também desejaríeis viver este momento comigo, mas como já referi anteriormente (1º paragrafo desta mensagem): «quando assumimos o compromisso e o desejo de servir e seguir Cristo, procuramos fazê-lo com total entrega, dedicação e em espírito de serviço e obediência à aqueles a quem somos confiados».

Neste momento, o meu coração transborda de alegria, de gratidão, de louvor; no centro vejo a mesa do altar, Jesus, Mestre e Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas, por nós, por mim; à direita, São José: «o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e um guia nos momentos de dificuldade» (Papa Francisco, Patris Corde) -; à esquerda, Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Mãe da Igreja, nossa Mãe. Em São José e em Nossa Senhora tenho presentes as minhas raízes, a minha família, a comunidade onde cresci, onde me deixei/comecei admirar pelo mistério em torno da «fração do pão» (Eucaristia).

A todos que quotidianamente, são na minha vida, são como São José: «o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e um guia nos momentos de dificuldade» (Papa Francisco, Patris Corde), confio-os ao Senhor, Mestre e Pastor, das nossas vidas para que Ele vos encha de Paz, Esperança e de Dons.

Tudo isto peço ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora da Lapa, Mãe da Esperança, São José, seu esposo; dos Santos Apóstolos Simão, Pedro e Paulo; dos Santos Adrião, Lázaro, Victor, Vicente e Teotónio.

Cristo hoje nos chama; Cristo hoje nos envia a sermos testemunhas alegres de Paz e de Esperança.

 

Um abraço em Cristo, por Maria e José,

Alexandre Ribeiro

Viseu, 20 de abril de 2024, Vésperas I do Domingo do Bom Pastor.

Comentários