Mensagem do Diácono Alexandre Ribeiro à Comunidade

 

Em Ti, Senhor, pus a minha Esperança; em Ti está a fonte da Vida (cf. Sl 71,5.36,10)

 
Caríssimos familiares e amigos,

A 25 de outubro de 2015, há 9 anos, pela primeira vez vestia uma alva e servia a mesa do altar como acólito. Longe de esperar que 9 anos depois dizia «sim» à missão de imitar sempre na minha vida o exemplo de Cristo, cujo o Corpo e Sangue procurarei servir no altar (cf. Ritual). 

Estes últimos anos, não foram fáceis. Como qualquer caminhada. Mas «a tua Palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho» (Sl 119, 105). «Movidos pela Palavra e Amor que Ele tem por cada um de nós, somos desafiados a entrar nesta dinâmica de relação, de fraternidade com todos aqueles que nos rodeiam no nosso dia-a-dia com o espírito de virmos para servir tal como o nosso Mestre - “o Filho do Homem não veio para ser servido, veio para servir” (Mc 10, 45).» (cf. Mensagem “A tua Palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho” de 13 de setembro de 2017). É nesta dinâmica de relação, de fraternidade, alicerçado na Esperança que «nasce do amor e funda-se no amor que brota do Coração de Jesus trespassado na cruz» (Spes nom confundit, 3) que procurei, procuro e procurarei viver. 

Desejei ardentemente viver este momento convosco. Alguns de vós alegrou-me a presença física no momento da minha ordenação diaconal. Como eu, muitos de vós também desejaríeis viver este momento comigo, mas quando assumimos o compromisso e o desejo de servir e seguir Cristo, procuramos fazê-lo com total entrega, dedicação e em espírito de serviço e obediência à aqueles a quem somos confiados. Foi e é neste espírito que procurei viver. Às vezes temos que que nos tornar pequenos para que Ele cresça em nós!

Sei que não estou só, sei que “Todo posso n’Aquele que me conforta” (Fl 4,13). Sei que também, à vossa maneira, estais comigo, tal como estivestes sempre, ao longo dos últimos anos. Por intercessão de Nossa Senhora da Assunção, nossa padroeira, Nossa Senhora da Lapa, Mãe da Esperança, São José, seu esposo; dos Santos Apóstolos Simão, Pedro e Paulo; dos Santos Adrião, Lázaro, Victor, Vicente e Teotónio, peço ao Senhor, nossa Esperança e fonte de Vida, que vos encha dos dons Espirituais para que juntos possamos construir uma Igreja à Imagem de Jesus, que «veio para servir e dar a vida» por cada um de nós.


Cristo hoje nos chama; Cristo hoje nos envia a sermos testemunhas alegres de Paz e de Esperança.Caminhamos Juntos!

Um abraço em Cristo, por Maria e José,
Alexandre Ribeiro
Destriz, 20 de abril de 2024,  XXIX Domingo do Tempo Comum, Dia Mundial das Missões.


Comentários

Enviar um comentário