PARÓQUIA: Mensagem do Pároco para o mês de novembro de 2021


            Amados paroquianos e irmãos em Cristo!

            Estamos no Outono, o sol é cada vez mais tímido, vão-se as temperaturas quentes e aprazíveis, e as casas e as lareiras, com o seu olhar convidativo anunciam-nos o inverno. Assim também é a nossa vida. Passamos por diversas etapas, rumo à pátria que Cristo nos quer dar. Apesar de o tempo começar a estar cada vez mais frio, não assim deve ser na nossa alma e no nosso ser. Precisamos continuar ardendo por dentro de amor, deste fogo que Deus nos concede por meio do seu filho Nosso Senhor Jesus e pelo seu Espírito Santo. Que este amor nos leve a amarmo-nos mais intensamente, nos gestos simples e concretos do dia a dia: aquele sorriso, aquele apoio ao meu próximo, aquela palavra de perdão, aquela visita que há muito não faço ao meu semelhante apesar da pandemia, numa palavra vivamos a caridade que o Espírito de Deus em nós deixa.

            Se calhar não podemos estar muito próximos uns dos outros, pois recordemo-nos que ainda vivemos tempos de pandemia. Mas há uma obra de misericórdia que sempre podemos fazer: rezar por nós e também pelos Outros. E queria sublinhar esses Outros especiais: nossos irmãos que jazem no purgatório. Quantas almas necessitadas de orações e de sacrifícios, de jejuns e de missas... Se tivéssemos noção...Tenho repetido muitas vezes que somos chamados a rezar diariamente pelas almas e neste mês de Novembro, mês dedicado a elas, não baixemos a guarda. Cada oração pelas almas, conforta e por dom maravilhoso da misericórdia do Pai, ajuda a purificar e a libertá-las. Oh... se soubéssemos...quão necessitadas elas estão...

        Por isso, convido-vos mais uma vez a dobrardes os joelhos nas vossas casas, a rezardes todos os dias por elas, com os recursos que temos à disposição na nossa santa mãe Igreja: o terço de Maria, o terço pelas almas, os sacrifícios oferecidos pela sua purificação, os jejuns e modo particular a missa. Eu ressaltaria os terços e a missa, e para quem julga que pouco tempo dispõe, reze a oração de Santa Gertrudes por elas e que neste boletim deixamos. Quem sabe não teremos lá um familiar nosso ou amigo que precisa da nossa oração? Apliquemos também as indulgências para elas que sabiamente nos concede a santa mãe Igreja. Então façamos um compromisso: não passemos um dia sem rezar por elas neste mês de novembro, além de naturalmente visitarmos com devoção os nossos entes queridos no cemitério e estou certíssimo que se assim o fizermos, colheremos para elas, abundantes frutos de consolação e purificação. Maria, mãe da Igreja, nos convida a não desperdiçarmos este mês. Quer que com ela rezemos muito para que esses nossos irmãos subam à casa da felicidade suma e eterna, a casa da Santíssima Trindade, que sempre vos abençoa hoje e sempre.

        Nossa Senhora de Fátima, Rainha de Portugal agradece que correspondais ao seu apelo e convite à oração constante.

O Pároco.

 [In A Voz de Destriz, Ano VI, nº 01 de novembro de 2021]

 

 

ORAÇÃO DE SANTA GERTRUDES
 
Eterno Pai, Ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as Santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos.

 

Comentários