BOLETIM: "A Voz de Destriz" | ESPECIAL: Natal



 
[Esta edição encontra-se apenas disponível aqui no blogue do Paróquia de Destriz]



Estamos a chegar ao aniversário do Natal de Jesus!…
O Natal de Jesus foi anunciado ao longo do Advento de todo o Antigo Testamento… E Jesus nasceu, há 2016 anos e anunciou o Reino de Deus! Os valores deste Reino – que são a realização do Natal – têm sido anunciados desde há 2016 anos… E, tantos deles, ainda não aconteceram! Quer dizer: Deus cumpre a Sua parte, desde o início… Nós não estamos a fazer tudo para que o Natal tenha sua expressão universal…
Continuaremos a evocar o Natal do passado, representado no Presépio… E estamos à espera dos valores do Reino de Deus que devem acontecer na paz, no amor, na justiça, na verdade, na vida… E são tão necessários e urgentes!
No Natal de Jesus, já acontecido, os Autores foram Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo e Maria e José… No Natal que queremos que aconteça, somos todos nós, os que devemos concretizar os valores do Reino de Deus.
Olhando esta nossa Sociedade, consequência da vida de todos nós, sentimos como é tudo tão diferente do anunciado pelo Céu, em Belém, quando os Anjos cantaram: “glória a Deus nas alturas e paz na terra, aos homens que Deus ama”!
A vida dos homens continua a estar em perigo em tanto lado… A glória de Deus não é participada… Daí que o Natal esteja, também, em perigo. Ficam somente as luzes, as montras, os presépios de imagens de barro ou de pano, as prendas… Tiram-nos o melhor: os valores daquele Menino, filho de Deus e de Maria, que nasceu para nós e que nos ofereceu o Seu Reino…
Desejo um Santo e Feliz Natal para todos!
Mensagem de Natal de D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu


 




A liturgia deste dia convida-nos a contemplar o amor de Deus, manifestado na incarnação de Jesus… Ele é a “Palavra” que Se fez pessoa e veio habitar no meio de nós, a fim de nos oferecer a vida em plenitude e nos elevar à dignidade de “filhos de Deus”.
A primeira leitura anuncia a chegada do Deus libertador. Ele é o rei que traz a paz e a salvação, proporcionando ao seu Povo uma era de felicidade sem fim. O profeta convida, pois, a substituir a tristeza pela alegria, o desalento pela esperança.
A segunda leitura apresenta, em traços largos, o plano salvador de Deus. Insiste, sobretudo, que esse projeto alcança o seu ponto mais alto com o envio de Jesus, a “Palavra” de Deus que os homens devem escutar e acolher.
O Evangelho desenvolve o tema esboçado na segunda leitura e apresenta a “Palavra” viva de Deus, tornada pessoa em Jesus. Sugere que a missão do Filho/”Palavra” é completar a criação primeira, eliminando tudo aquilo que se opõe à vida e criando condições para que nasça o Homem Novo, o homem da vida em plenitude, o homem que vive uma relação filial com Deus.



8 Mensagens do Papa para o Natal de 2016

“Neste mundo, onde se adora tanto o deus dinheiro, que o Natal nos ajude a ver a pequenez deste Deus que virou ao contrário os valores mundanos. Desejo-vos um santo Natal e feliz: um santo e feliz Natal” (22.12.2016)
“Desejo um Natal verdadeiramente cristão a todos vós e às vossas famílias, de tal modo que os votos de ‘Boas Festas’, que ides trocar uns com os outros, sejam expressão da alegria que sentis por saber que Deus está no meio de nós” (21.12.2016)
“Procuremos entrar no verdadeiro Natal, o de Jesus que está próximo, é Deus connosco, próximo de nós, para receber a graça desta festa, que é uma graça de amor, de humildade e de ternura” (18.12.2016)
“Abramos os nossos corações a esta pequenez e esta maravilha, e deixemo-nos surpreender pelo Deus-Menino que se faz vizinho de cada um de nós” (14.12.2016)
“Estes sinais exteriores [do Natal] convidam-nos a acolher o Senhor que vem sempre e bate à nossa porta; convidam-nos a reconhecer os seus passos entre os dos irmãos que passam ao nosso lado, especialmente os mais fracos e necessitados” (11.12.2016)
“Na dolorosa experiência destes irmãos e irmãs [migrantes] devemos rever a do Menino Jesus, que no momento do seu nascimento não teve onde ficar e veio ao mundo na gruta de Belém; depois, foi levado para o Egito, para fugir à ameaça de Herodes” (09.12.2016) “Com o nascimento de Jesus em
Belém, é o próprio Deus que faz morada no meio de nós para libertar-nos do egoísmo, do pecado e da corrupção” (04.12.2016)
“No Natal veremos esta pequenez, esta pequena coisa: uma criança, uma manjedoura, uma mãe, um pai. Corações grandes mas atitude de pequeninos” (29.11.2016)








Senhor da luz. Senhor da vida. Senhor da Palavra, que neste Natal, a tua luz, nos faça abrir os olhos inteiramente para te acolher e acolher os outros. Sê o Sol que alumia a ponto de sentirmos que só Tu podes encher a nossa vida. Só Tu podes iluminar-nos desde dentro. Só Tu podes dar sentido à nossa família, aos nossos amigos, ao nosso trabalho, aos nossos projetos… a toda a humanidade.

Comentários