Esta sessão foi dedicada à
votação das propostas apresentadas, depois de o Documento de Trabalho
discutido, há quinze dias, na 1ª sessão e ter sido reformulado com os
contributos que os dez Grupos de trabalho apresentaram à Assembleia,
nessa 1ª sessão.
Esta IV Assembleia debruçou-se sobre a Constituição conciliar Gaudium et Spes, documento que, desde há cinquenta anos, vem lançando luz sobre a realidade humana, na sua múltipla manifestação de alegrias e dores. A proposta cristã é boa nova para todos os homens e mulheres de boa vontade, que querem trazer à realidade humana caminhos de libertação das dores e de sustentação das alegrias.
Na sessão de hoje, que se iniciou às 09:30, com um momento de oração, foram apresentadas e votadas trinta propostas, distribuídas em dez grupos de três, tantos foram os pontos de síntese da Gaudium et Spes.
Todas as trinta propostas foram aprovadas, sendo muito poucos os votos
contra. Os votos de aprovação com reserva, que foram ainda
significativos, deram lugar à apresentação de sugestões por escrito, que
o Secretariado irá tentar introduzir nas propostas aprovadas, desde que
não subvertam o sentido do que foi aprovado pela maioria dos membros
sinodais. Esta IV Assembleia debruçou-se sobre a Constituição conciliar Gaudium et Spes, documento que, desde há cinquenta anos, vem lançando luz sobre a realidade humana, na sua múltipla manifestação de alegrias e dores. A proposta cristã é boa nova para todos os homens e mulheres de boa vontade, que querem trazer à realidade humana caminhos de libertação das dores e de sustentação das alegrias.
Na sessão de hoje, que se iniciou às 09:30, com um momento de oração, foram apresentadas e votadas trinta propostas, distribuídas em dez grupos de três, tantos foram os pontos de síntese da Gaudium et Spes.
A celebração solene de encerramento do Sínodo Diocesano irá ter lugar na tarde do próximo dia 8 de Dezembro, na Catedral, integrada na Solenidade da Imaculada Conceição. Na mesma ocasião, assumirão formalmente todos os novos responsáveis pela estrutura orgânica diocesana.
A celebração inicia-se com a Procissão de entrada, a partir da Igreja da Misericórdia e, ao chegar à Catedral, será aberta por D. Ilídio Leandro a “Porta Santa” do Ano da Misericórdia.
D. Ilídio apelou hoje a todos os membros da Assembleia Sinodal e a todos os que tornaram possível esta grande realização, o Sínodo Diocesano, que decorreu ao longo de cinco anos. O convite apela à participação na festa, que se inicia às 13:30, com um almoço no Seminário Maior, partindo todos, depois, para a Igreja da Misericórdia e Catedral, onde acontecerá o encerramento solene do Sínodo, esperando-se a presença de representações de todas as paróquias.
Comentários
Enviar um comentário