NOTA PASTORAL: Celebrações Jubilares e Sínodo Diocesano são tema de Nota Pastoral do nosso Bispo.

D. Ilídio Leandro, no início deste Ano Pastoral, redigiu uma Nota Pastoral, para ser lida em todas as celebrações do XXVIII Domingo do Tempo Comum - 11 de Outubro. Transcrevemos, na íntegra, essa Nota Pastoral:

NOTA PASTORAL

Estamos a iniciar o Ano Pastoral 2015-2016. Este será um ano de todas as grandes celebrações, um ano de graça jubilar que nos convoca a todos para a Festa.
Nele, terminaremos o nosso Sínodo Diocesano. Será no dia 8 de dezembro, na comemoração dos 50 anos do encerramento do Concílio Ecuménico Vaticano II. Neste dia, também, iniciaremos o Ano Santo da Misericórdia, abrindo a Porta Santa na Catedral e noutras 4 Igrejas da nossa Diocese.
No dia 18 de fevereiro, celebraremos o Padroeiro da Diocese – S. Teotónio – encerrando o Ano dos Consagrados.
O dia 23 de julho será o encerramento do Jubileu da Diocese. Nele, celebraremos os 500 anos da nossa Catedral – a Igreja Mãe de todas as nossas igrejas e paróquias. Neste dia, será apresentada a História da nossa Diocese e serão publicadas as Constituições Sinodais – base e referência para a nossa vida e ação pastoral, nos 10 anos seguintes.
Saúdo todas e cada uma das 208 Comunidades paroquiais desta nossa Igreja de Viseu. Como alma e razão de ser da vida que vai jorrando e fertilizando toda a Comunidade diocesana, saúdo os sacerdotes, os Religiosos e as Religiosas, os Diáconos e os Leigos: casais, jovens, crianças e idosos. Em todos, quero dirigir-me, sobretudo aos doentes, aos desempregados, aos emigrantes e a todos os que sofrem.
Somos, todos, convidados e desafiados à esperança. Para que esta seja mais forte, dê mais confiança e ofereça mais garantias, peço a intercessão de Nossa Senhora da Esperança e de S. José, Padroeiros dos nossos Seminários. A Eles confio as vocações sacerdotais de que precisamos para a nossa Diocese. Peço aos seus responsáveis, aos párocos e a todos os sacerdotes, aos pais e mães de família, aos catequistas e a quem trabalha na pastoral da Igreja, a alegria e a confiança de semearem e de trabalharem pelo despertar e crescer das vocações. Aos jovens digo: não tenhais medo de dizer sim. Jesus não vos tira nada. Ele dá-vos tudo e chama-vos para serdes felizes e ajudardes os outros a serem muito felizes.
Este ano 2015-2016 é um grande Dom que o Senhor oferece à nossa Igreja de Viseu. Que todos o vivamos com alegria, confiança e esperança, empenhando-nos por responder aos desafios e convites à sua celebração, em família e em Igreja, nos vários momentos de Festa, na comunhão e na missão. AMEN!
Viseu, 1 de outubro de 2015
† Bispo Ilídio

Comentários