D. Ilídio Leandro, no início deste Ano Pastoral, redigiu uma Nota Pastoral, para ser lida em todas as celebrações do XXVIII Domingo do Tempo Comum - 11 de Outubro. Transcrevemos, na íntegra, essa Nota Pastoral:
NOTA PASTORAL
Estamos a iniciar o Ano Pastoral 2015-2016. Este será um ano de todas as grandes celebrações, um ano de graça jubilar que nos convoca a todos para a Festa.
Nele, terminaremos o nosso Sínodo Diocesano. Será no dia 8 de dezembro, na comemoração dos 50 anos do encerramento do Concílio Ecuménico Vaticano II. Neste dia, também, iniciaremos o Ano Santo da Misericórdia, abrindo a Porta Santa na Catedral e noutras 4 Igrejas da nossa Diocese.
No dia 18 de fevereiro, celebraremos o Padroeiro da Diocese – S. Teotónio – encerrando o Ano dos Consagrados.
Saúdo todas e cada uma das 208 Comunidades paroquiais desta nossa Igreja de Viseu. Como alma e razão de ser da vida que vai jorrando e fertilizando toda a Comunidade diocesana, saúdo os sacerdotes, os Religiosos e as Religiosas, os Diáconos e os Leigos: casais, jovens, crianças e idosos. Em todos, quero dirigir-me, sobretudo aos doentes, aos desempregados, aos emigrantes e a todos os que sofrem.
Somos, todos, convidados e desafiados à esperança. Para que esta seja mais forte, dê mais confiança e ofereça mais garantias, peço a intercessão de Nossa Senhora da Esperança e de S. José, Padroeiros dos nossos Seminários. A Eles confio as vocações sacerdotais de que precisamos para a nossa Diocese. Peço aos seus responsáveis, aos párocos e a todos os sacerdotes, aos pais e mães de família, aos catequistas e a quem trabalha na pastoral da Igreja, a alegria e a confiança de semearem e de trabalharem pelo despertar e crescer das vocações. Aos jovens digo: não tenhais medo de dizer sim. Jesus não vos tira nada. Ele dá-vos tudo e chama-vos para serdes felizes e ajudardes os outros a serem muito felizes.
Este ano 2015-2016 é um grande Dom que o Senhor oferece à nossa Igreja de Viseu. Que todos o vivamos com alegria, confiança e esperança, empenhando-nos por responder aos desafios e convites à sua celebração, em família e em Igreja, nos vários momentos de Festa, na comunhão e na missão. AMEN!
Viseu, 1 de outubro de 2015
† Bispo Ilídio
Comentários
Enviar um comentário