16 de Outubro: Vigília de oração missionária

A propósito do Dia Mundial das Missões – 18 de Outubro - vai realizar-se, no dia 16, às 21:00 horas, na Igreja do Carmo, em Viseu, uma Vigília de Oração, em sintonia com a Mensagem do Papa Francisco às Pontifícias Obras Missionárias, que transcrevemos:

Mensagem do Papa Francisco às Pontifícias Obras Missionárias

A humanidade tem muita necessidade do Evangelho, fonte de alegria, de esperança e de paz. A missão evangelizadora tem prioridade porque a actividade missionária é ainda hoje o máximo desafio para a Igreja. O anúncio do Evangelho é a primeira e constante preocupação da Igreja, é o compromisso essencial, o seu desafio maior, e a fonte de renovação. Paulo VI acrescentava: ’E a sua vocação ‘. De facto, da missão evangelizadora, da sua intensidade e eficácia, deriva também a renovação da Igreja, das suas estruturas e da sua actividade pastoral. Sem a inquietação e a ânsia da evangelização, não é possível desenvolver uma pastoral credível e eficaz, que una anúncio e promoção humana. ’A actividade missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja’. 
As POM acompanham a vida das igrejas jovens espalhadas pelo mundo, e animam o povo de Deus para que viva plenamente a missão universal. Conhecem as maravilhas que o Espírito Santo, através dessas igrejas, com frequência pobres e sem recursos, está actuando na humanidade, também através das dificuldades e das perseguições que estas sofrem por sua fidelidade e testemunho à Palavra de Deus e na defesa do homem. Naquelas periferias humanas, a Igreja é chamada a sair pelas ruas e ir ao encontro de tantos nossos irmãos e irmãs que vivem sem a força, a luz e o consolo de Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem horizonte de sentido e de vida.
As POM, pelo carisma que as caracteriza, estão atentas e sensíveis às necessidades dos territórios de missão e, em especial, aos grupos humanos mais pobres. São instrumentos de comunhão entre igrejas, favorecendo e realizando uma partilha de pessoas e de recursos económicos. Diante de uma tarefa tão bela e importante que está diante de nós, a fé e o amor de Cristo têm a capacidade de nos impulsar em todos os lugares para anunciar o Evangelho do amor, da fraternidade e da justiça. E isso se faz com a oração, com a coragem evangélica e com o testemunho das bem-aventuranças.
A Virgem Maria, Estrela da Evangelização, nos obtenha a todos a paixão pelo Reino de Deus, para que a alegria do Evangelho chegue aos confins da terra e nenhuma periferia fique desprovida da sua luz.


Comentários