Foi ordenado, na tarde
de domingo, mais um sacerdote diocesano. O diácono Cristóvão Cunha foi
ordenado sacerdote por D. Ilídio Leandro, na Sé de Viseu, às 16:30. O
templo encontrava-se cheio de fiéis, com grande afluência de
conterrâneos do agora Padre Cristóvão, bem como de muitos amigos, vindos
também das paróquias por onde passou, nos tempos de estágio pastoral.
O Presbitério diocesano marcou
presença vasta, havendo também sacerdotes de outras dioceses. Todos
participaram no rito de imposição das mãos ao jovem sacerdote e no
abraço de acolhimento do mesmo na Presbitério da diocese.
D. Ilídio fez-se eco da alegria de toda a Igreja diocesana por mais esta ordenação, que decorreu em acentuado clima de festa, na Solenidade dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo. A animação litúrgica foi assumida pelo Coro e Orquestra de S. Teotónio, projecto em construção, mas que já vai assumindo a animação dos momentos mais solenes da Diocese.
“Não tenhas medo, Cristóvão, porque Deus te quer muito”, afirmou D.
Ilídio, após a ordenação do jovem sacerdote, que esteve, ao longo deste
ano, ao serviço da Paróquia de Santa Maria (Sé), em Viseu, como diácono,
colaborando com o Pároco, Cón. Manuel Matos. D. Ilídio fez-se eco da alegria de toda a Igreja diocesana por mais esta ordenação, que decorreu em acentuado clima de festa, na Solenidade dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo. A animação litúrgica foi assumida pelo Coro e Orquestra de S. Teotónio, projecto em construção, mas que já vai assumindo a animação dos momentos mais solenes da Diocese.
No final da celebração, o Pe. Cristóvão foi saudado, junto à porta principal da Catedral, por quantos quiseram manifestar-lhe o seu regozijo por vê-lo ordenado sacerdote.
No Pavilhão do Colégio da Via-Sacra foi servido um jantar volante, em que os participantes tiveram ocasião de conviver com o Pe. Cristóvão e seus familiares, num clima de festa e simplicidade, tendo estado presente também o Bispo da Diocese, D. Ilídio Leandro.
Durante o jantar foram sendo projectadas imagens que ilustravam o percurso de vida do novo sacerdote, desde a sua infância até aos tempos mais recentes. Muitas imagens lembraram a sua passagem pelo Instituto Missionário de S. Daniel Comboni e os tempos em que esteve emigrado, na Suíça, com seus pais.
Comentários
Enviar um comentário