“Quero agradecer a todos e a cada um tudo o que fazeis no serviço generoso e dedicado de construção do Reino de Deus”

“Dirigindo-se aos sacerdotes, “neste dia tão especial” (Quinta-feira Santa), D. Ilídio realçou a celebração jubilar de seis sacerdotes que festejam, este ano, 25 anos (3), 50 anos (2) ou 75 anos (1) de sacerdócio.
Dando-lhes os “parabéns e um muito obrigado pelo vosso testemunho sacerdotal, na nossa Igreja de Viseu”, D. Ilídio dirigiu-se e abraçou o Pe. José Ribeiro dos Santos (75 anos de sacerdócio), o Pe. António Silva (clareteano) e o Pe. Arménio Lourenço (50 anos) e também o Pe. Ermelindo Ramos, o Pe. José António Almeida e o Pe. José Marcelino (25 anos), que ladearam o Bispo, na concelebração da Eucaristia, juntamente com o Pároco da Sé, Pe. Manuel Matos e o Pe. António Jorge, Reitor do Seminário. Foi o Seminário que serviu o almoço de confraternização, no final da Eucaristia. O Pe. Agostinho Sousa Fernandes, por motivos de doença, não pôde estar presente nesta celebração jubilar.
Na sua homilia, D. Ilídio teve também uma palavra para todos os presentes, entre os quais alguns familiares e paroquianos dos sacerdotes em festa jubilar. O Bispo recordou-lhes que “a Igreja de Viseu conta muito com todos. Precisa da vossa disponibilidade, na abertura a Deus e à Sua graça, para continuardes a ser generosos, nas famílias e nas comunidades, para termos as famílias, os sacerdotes e os consagrados necessários”.
O Bispo recordou também que “sem comunidades vivas, participativas, atentas ao Espírito Santo e em formação permanente, não há ambiente favorável às vocações de serviço e de consagração”.
E concluiu apelando a que “sejamos uma Igreja que, nas suas diversas Comunidades, carismas e ministérios, escute, viva, celebre e anuncie a Palavra de Deus, ao serviço da comunhão e da renovação que o Senhor quer e as actuais circunstâncias precisam e reclamam”.

Comentários