Sínodo Diocesano: continua a dinamização para a participação de todos

Na tarde do passado domingo, D. Ilídio Leandro, acompanhado de alguns elementos do Secretariado, esteve em Oliveira de Frades e Santa Comba Dão, para mais uma iniciativa de sensibilização para a participação activa de todos nos trabalhos do Sínodo Diocesano.
Em Oliveira de Frades, a reunião realizou-se no salão do Complexo Paroquial, com uma centena de participantes vindos das paróquias dos Arciprestados de Oliveira de Frades e Vouzela.
Após a intervenção de D. Ilídio, que realçou a importância da participação de todos os que aderiram ou queiram ainda aderir à dinâmica dos Grupos Sinodais.
Passada a fase de estudo e reflexão sobre as Constituições conciliares, pede-se agora um redobrado empenho de todos para darem o seu contributo, propondo formas de organização para cada comunidade cristã, paróquia ou estruturas de âmbito arciprestal e diocesano que reflictam a verdadeira “comunhão”, que faz com que todos se sintam integrados, fazendo parte e actuando na construção do “mundo novo”, verdadeiro Reino de Deus entre os homens. Essa é uma forma de ultrapassarmos as crises que nos afectam e desfiguram o rosto da Igreja de Jesus Cristo.
O Secretariado do Sínodo enviou aos Grupos Sinodais um documento que ausculta a sua opinião sobre a forma de a próxima Assembleia Sinodal corresponder às preocupações manifestadas no Inquérito, no que toca à organização e forma de funcionamento das paróquias e outras estruturas da Igreja diocesana.
É chagada a hora de passarmos da reflexão à apresentação de propostas de acção e de renovação.
Esta foi também a ideia transmitida, em Santa Comba Dão, onde um grupo de 70 participantes se juntou no auditório do Centro Paroquial.
Tal como em Oliveira de Frades, estavam presentes os Párocos e os Grupos Sinodais do Arciprestado, salientando-se um significativo número de jovens, muito interessados neste desafio de renovação, que a realização do Sínodo constitui.
Os membros sinodais presentes nestes encontros foram desafiados a um grande empenhamento na sua missão de elos de ligação entre a Assembleia Sinodal e os Grupos Sinodais, comunicando, nos dois sentidos, aquilo que se propõe à discussão e poderá dar origem a novas orientações pastorais.

Comentários