Faz hoje um ano que Bento XVI renunciou ao seu pontificado

 
“Hoje convido-vos a rezar juntos, comigo, por Sua Santidade Bento XVI, um homem de grande coragem e humildade”, lê-se hoje na conta ‘@pontifex’ do Twitter. A publicação foi feita pelo Papa Francisco naquela rede social para assinalar o primeiro aniversário do anúncio da renúncia ao pontificado de Bento XVI.
Durante uma reunião com vários cardeias o Papa emérito apresentou a sua renúncia no dia 11 de fevereiro de 2013, chegando o seu ministério ao fim a 28 de fevereiro do mesmo ano.
Bento XVI afirmou que devido à sua idade avançada já não tinha forças para exercer adequadamente o seu ministério.  
Atualmente o Papa Alemão reside no Vaticano, num antigo mosteiro de clausura e tal como prometeu no momento da sua renúncia mantém a “vida consagrada à oração”.
“Entre vós, entre o Colégio Cardinalício, está também o futuro Papa ao qual já hoje prometo a minha reverência e obediência incondicionais”, declarou Bento XVI a 13 de março depois da eleição do seu sucessor, o então cardeal Jorge Mario Bergoglio.

O Papa Francisco e Bento XVI encontraram-se pela primeira vez a 23 de março na residência de Castel Gandolfo, onde o Papa emérito se recolheu durante um mês após o final do seu pontificado. Os dois Papas encontraram-se pela última vez, na casa de Bento XVI, no Vaticano, para a troca de votos natalícios.

 Bento XVI: O Pontificado do silêncio

Comentários