Portugal: Cáritas lança campanha de Natal para promover «solidariedade, justiça e paz»

Receitas vão ajudar pessoas em carência socioeconómica e vítimas do conflito na Síria

A Cáritas Portuguesa apresentou hoje em Lisboa a 11ª edição da sua campanha anual de Natal, que visa apoiar os cidadãos mais desfavorecidos no país e as vítimas do conflito na Síria, promovendo valores de justiça e solidariedade.
Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, sublinhou em conferência de imprensa, que esta não é uma “operação comercial”, mas uma iniciativa que visa “ajudar os portugueses a viver o Natal com os valores que lhe estão subjacentes”.
“Isto pretende ser um antídoto, para que as pessoas se recentrem nos valores do Natal”, declarou, perante dezenas de pessoas reunidas no auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.
Entre esses valores, o responsável destacou os da “solidariedade, justiça e paz”.
O valor final recolhido nesta campanha será aplicado em duas causas distintas: 65% reverterão a favor das famílias e pessoas em “situação de carência socioeconómica”, que serão ajudadas através das Cáritas Diocesanas e paróquias portuguesas; os outros 35% reverterão para o apoio às populações atingidas pela guerra da Síria.
A Cáritas propõe a compra de velas pelo “preço simbólico” de um euro, sendo possível adquirir um ‘pack’ de quatro velas por quatro euros, que inclui no interior um presépio para pintar.
A organização católica assume o objetivo vender, na operação ‘10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz’ deste ano um número superior às 500 mil velas de 2011 e às 450 mil de 2012.
“Este euro vai mitigar tanta carência que ainda grassa pelo nosso país”, explicou Eugénio Fonseca.
Este responsável explicou que o destino internacional deste ano foi decidido em consonância com os bispos portugueses, recordando em particular as “crianças filhas desse povo (Síria) que não conseguem viver no seu país”.
“Apesar de tudo o que estamos a viver, o nosso povo é surpreendente, é de uma grande generosidade”, disse o presidente da Cáritas.
Eugénio Fonseca recordou a solidariedade dos portugueses com o povo das Filipinas e admitiu que sonha com um número próximo do “milhão de estrelas”, na campanha deste ano, no que foi acompanhado pelo coordenador nacional da operação '10 Milhões de Estrelas', Carlos Grade.
A iniciativa natalícia tem este ano o apoio da maestrina Joana Carneiro, que vai dirigir um Concerto pela Paz, no dia 14 dezembro, na Catedral de Lisboa, com o Coro de Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa.
As velas podem ser compradas nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias que aderiram, assim como noutros locais, nomeadamente algumas empresas e uma cadeia de supermercados.
A campanha conta ainda com a colaboração da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, que se associa ao projeto natalício com o seu novo livro ‘Esperar Jesus com Maria – Caminho do Advento’, ilustrado por Isabel Monteiro, que vai ser lançado esta sexta-feira.
A Cáritas convida os portugueses a serem “ embaixadores da paz”, num gesto de “cidadania e de atenção ao outro” que se estende às escolas.
Ao longo das últimas 10 edições, a campanha de Natal permitiu angariar cerca de três milhões de euros.

Comentários