Diocese: Conselho Presbiteral dá “arranque” ao novo Ano Pastoral

No início do novo Ano Pastoral, D. Ilídio Leandro reuniu hoje, entre as 9:30 e as 16:00 horas, com o Conselho Presbiteral, tendo na Agenda uma “pequena reflexão” sobre as mudanças de responsabilidades nos Padres ao serviço da diocese.
A Carta Pastoral que D. Ilídio dirigiu à Diocese, com as linhas do Plano Pastoral para 2013-2015, fez também parte dos trabalhos do Conselho Presbiteral, bem como as próximas iniciativas relacionadas com o novo modelo de organização da diocese em “unidades pastorais” e as novas “etapas” do Sínodo Diocesano.
Uma “assembleia de animadores” sinodais terá lugar na tarde do próximo dia 13 de Outubro, integrada na “tarde festiva sinodal”, que se realizará no Pavilhão Multiusos, no Campo da Feira, em Viseu, sendo reapresentado o Musical “Jesus Cristo”, que o Colégio da Via-Sacra preparou e apresentou ao público, no mesmo local, com imenso êxito, no final do ano lectivo.
A Pastoral Vocacional foi também objecto da atenção dos Conselheiros, reflectindo sobre a função e funcionamento dos Seminários. Para além do Seminário em Família, que pretende sensibilizar para a vocação sacerdotal, no contexto da família, e realizar encontros mensais, no Seminário, o Seminário Vocacional concretizará a etapa seguinte,” acolhendo e promovendo o homem crente que coloca firmemente a hipótese de vir a ser padre”.
Este Seminário Vocacional corresponde ao que antes se chamava Seminário Menor, acolhendo alunos entre o 10º e 12º anos de escolaridade e proporcionando-lhes “educação humana, tanto ao nível das relações humanas, como do conhecimento cultural e do crescimento espiritual”, gerando em cada um “um coração puro e consciência bem formada”.

Após esta etapa, o seminarista entrará no Seminário Pastoral (Seminário Maior), onde pode encontrar um formação que o conduza “até à estatura de Cristo”, por meio da “autodescoberta e superação de si próprio”, num esforço de discernimento profundo da sua vocação ao sacerdócio. Num percurso de sete anos, destinados ao aprofundamento da vocação, no contacto estudioso com a Bíblia, com os Sacramentos e com o serviço da caridade, irá sendo admitido progressivamente às ordens sacras (leitorado, acolitado, diaconado e presbiterado). O Seminário Pastoral (Maior) funciona como complemento, no final de semana, à formação teológica que é ministrada pela Universidade Católica, em Braga, em seminário comum, aos seminaristas das dioceses de Viseu, Guarda, Lamego e Bragança.
O edifício do Seminário, em Viseu, para além de acolher estes seminaristas, no final de semana, poderá vir a funcionar como “casa sacerdotal de residência e apoio aos padres activos na pastoral da Igreja. O Seminário assume também a responsabilidade de um acompanhamento próximo dos padres que servem a diocese, proporcionando-lhes formação permanente em momentos devidamente calendarizados e fomentando a “comunhão do presbitério com o seu Bispo e entre si”, quer através de formas de vida em comum, quer através do associativismo e da direcção espiritual.

Comentários