D. Ilídio: Jornada Mundial da Juventude será acontecimento marcante

Segundo D.Ilídio, numa entrevista à Ecclesia, a Jornada Mundial da Juventude será um “acontecimento católico marcante para os jovens portugueses”. Ele considera que os 600 jovens portugueses que participarão na Jornada são um sinal de que os jovens têm nas Jornadas Mundiais da Juventude uma forma de referenciarem a sua fé também em encontros de multidão.
Embora a distância e as presentes dificuldades económicas dificultem a participação, os que não puderam ir têm a possibilidade de acompanharem de perto, participando nas iniciativas que os diferentes Secretariados Diocesanos da Pastoral das Vocações e Juventude têm previstas para manterem os jovens em sintonia com o que vai acontecendo no Rio de Janeiro, usando as novas tecnologias de comunicação. Em Viseu, será no Fontelo, entre os dias 26 e 28.
Embora haja participantes que “passam ao lado e não se embrenham” na vivência da fé em Igreja, muitos outros fazem-no, afirma D. Ilídio, e continuam, depois, como adultos e casados, o aprofundamento da sua fé, vivendo comprometidos em igreja”. graças à sua participação numa Jornada Mundial da Juventude. D. Ilídio considera que a utilização das novas tecnologias de comunicação deverá merecer uma especial atenção aos animadores da pastoral juvenil, para transmitirem a mensagem do evangelho. Mas importa também o “testemunho de vida dos animadores juvenis”, vivendo com grande alegria a sua relação com Jesus Cristo, que os faz felizes, salienta o entrevistado.
D. Ilídio acredita que “O olhar de amor, de ternura, de compaixão, muito ao jeito de Jesus Cristo”, que o Papa Francisco transmite, facilitará a sua relação com os jovens, nesta Jornada Mundial da Juventude. Porá mesmo “a relação dos jovens com o Papa no ponto mais alto”, conclui o Bispo.

Comentários