Media: Igreja «atenta» a novas formas de diálogo

Bispo de Viseu analisa presença da fé nas redes sociais, tema em destaque no 47.º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O bispo de Viseu sustenta que a escolha das redes sociais para tema principal do 47.º Dia Mundial das Comunicações Sociais reafirma a vontade da Igreja Católica em encontrar mais pontos de contacto com a sociedade.
“Num tempo marcado por tanta solidão (o Distrito de Viseu é aquele que apresenta mais pessoas a viver sós), é importante que a Igreja esteja atenta a formas e fatores de cultura, comunicação e diálogo e, portanto, de evangelização, solidariedade e desenvolvimento humano e social”, realça D. Ilídio Leandro, numa nota pastoral difundida na internet.
Marcado para este domingo, o dia mundial propõe uma reflexão sobre as redes sociais enquanto “portais de verdade e de fé” e também como “novos espaços de evangelização”.
Redigida pelo agora Papa emérito Bento XVI, a mensagem para a celebração de 2013 sublinha que mais do que instrumentos de transmissão da Palavra de Deus, aquelas ferramentas tecnológicas “podem ser um fator de desenvolvimento humano”, sobretudo em “contextos geográficos e culturais onde os cristãos se sentem isolados”.
O documento salienta ainda que a presença da fé nas redes sociais “confirma a importância e a relevância da religião no debate público e social”.
Perante estas potencialidades, o bispo de Viseu diz que “a Igreja não pode pecar por falta de comparência, de competência, de preparação ou de dedicação”.
No caso da sua diocese, D. Ilídio Leandro alerta para a importância de “evangelizar mentalidades e culturas” no meio dos diversos “grupos sociais”.
“Passam, também por aqui, os desafios da Nova Evangelização e, nestes, as questões de iniciação cristã, catequese e vocação, numa Igreja em permanente formação para o contínuo envio aos que esperam a resposta para todas as crises, sobretudo, as de sentido e de vida nova”, conclui.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano se celebra no domingo que antecede a solenidade litúrgica de Pentecostes -, foi estabelecido pelo II Concílio do Vaticano através do decreto «Inter Mirifica», de 1963.
A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano a 12 de maio, vai ser antecedida em Portugal por uma sessão de apresentação, esta quarta-feira, às 16h00, no auditório do Fórum Picoas (Lisboa), com intervenções de Filipa Martins (Portugal Telecom), Bento Oliveira (iMissio) e D. Pio Alves (presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais).

Comentários