O Dia da Diocese
ocorrerá este ano a 30 de Julho e ficará assinalado com a ordenação
presbiteral do diácono Adelino, em estágio pastoral na Paróquia de Santa
Maria, em Viseu. Será também ordenado um diácono, finalista do Curso de
Teologia, que iniciará, entretanto o seu estágio pastoral.
Como já vem sendo habitual, o
Dia da Diocese também terá uma assembleia sinodal, que servirá de
avaliação dos trabalhos de preparação do Sínodo, realizados ao longo
deste ano pastoral.
Os últimos dois anos foram de preparação e têm decorrido dentro do previsto. Foram estudadas as quatro Constituições Dogmáticas do Vaticano II, que nos falam do que deve ser a Igreja (LG), da Boa Nova que deve anunciar (DV), da forma de celebrar a Fé (SC) e da forma como deve estar no meio da humanidade e responder aos seus anseios mais profundos (GS). D. Ilídio fez uma apreciação positiva do trabalho realizado pelo Secretariado do Sínodo e pelos Sacerdotes e Leigos, que animaram os grupos sinodais, onde o trabalho de estudo e reflexão das Constituições foi feito.
Como resultado de tudo isso, irá surgir, no final deste mês um grande inquérito a realizar em toda a diocese, no mês de Junho. Este inquérito pretende ouvir “toda a gente” sobre o modo como vê a Igreja, nos seus defeitos e virtudes, e o que espera dela.
O inquérito está a ser preparado pelo Secretariado do Sínodo, em
conjunto com uma equipa de sociólogos, para ter validade científica,
tanto na sua elaboração, como na recolha e interpretação dos dados
recolhidos. Abrangerá a vertente organizativa da Igreja, tal como a sua
acção pastoral e formativa e a relação com a sociedade. Os últimos dois anos foram de preparação e têm decorrido dentro do previsto. Foram estudadas as quatro Constituições Dogmáticas do Vaticano II, que nos falam do que deve ser a Igreja (LG), da Boa Nova que deve anunciar (DV), da forma de celebrar a Fé (SC) e da forma como deve estar no meio da humanidade e responder aos seus anseios mais profundos (GS). D. Ilídio fez uma apreciação positiva do trabalho realizado pelo Secretariado do Sínodo e pelos Sacerdotes e Leigos, que animaram os grupos sinodais, onde o trabalho de estudo e reflexão das Constituições foi feito.
Como resultado de tudo isso, irá surgir, no final deste mês um grande inquérito a realizar em toda a diocese, no mês de Junho. Este inquérito pretende ouvir “toda a gente” sobre o modo como vê a Igreja, nos seus defeitos e virtudes, e o que espera dela.
Do resultado desse inquérito que, além de ser feito em papel, também poderá ser respondido por forma electrónica, surgirá um esquema de trabalho para as Assembleias Sinodais. Este esquema terá em conta, para além do resultado do Inquérito, o trabalho de estudo e reflexão que os grupos sinodais realizaram ao longo deste dois anos sobre as quatro Constituições já referidas.
Das Assembleias Sinodais, com cerca de 200 participantes, representando toda a diocese, sairão as Constituições Sinodais, a publicar no ano pastoral 2015/2016, que encerrará a 2 de Julho de 2016, celebrando os 500 anos da Dedicação da Catedral de Viseu.
Comentários
Enviar um comentário