Conclave: Europa mantém maioria de cardeais



Sucessão de João Paulo II foi concluída em 17 dias, há oito anos.

A Europa vai manter o maior número de cardeais no próximo conclave para a eleição do sucessor de Bento XVI, de 85 anos, que hoje apresentou a sua renúncia ao cargo com efeitos a partir de 28 de fevereiro.
O grupo de 117 cardeais com menos de 80 anos e direito a voto no dia 1 de março estará assim distribuído geograficamente: Europa - 61, América Latina - 19, América do Norte - 14, África -11, Ásia - 11 e Oceânia - 1.
Os países mais representados neste lote são a Itália (28 cardeais), Estados Unidos da América (11), Alemanha (6), Brasil, Espanha e Índia (5 cada), com mais de metade do total de eleitores.
O atual Papa já criou 90 cardeais, 84 dos quais ainda vivos (67 eleitores), incluindo o português D. Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor da Santa Sé, em fevereiro de 2012.

O Colégio Cardinalício tem atualmente membros de 66 países, 48 dos quais com cardeais eleitores, entre eles Portugal, representado por D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos (com mais de 80 anos), D. Manuel Monteiro de Castro e D. José Policarpo, patriarca de Lisboa, estes dois últimos com estatuto de eleitores.
O último conclave iniciou-se a 18 de abril de 2005, duas semanas após a morte de João Paulo II, e terminaria na tarde do dia 19, com a eleição de Bento XVI como 264.° sucessor de São Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica.
O ritual da eleição de um Papa decorre exclusivamente na Capela Sistina, no mais absoluto segredo, e o processo obedece às normas da Constituição Apostólica “Universi Dominici Gregis” de João Paulo II (22 fevereiro de 1996).
Para que surja um novo Papa requerem-se dois terços dos votos dos presentes, uma maioria qualificada que Bento XVI decidiu ser a única maneira de escolher o seu sucessor, em junho de 2007, acabando com as situações de exceção que permitiam uma eleição com metade dos votos mais um.
Em 2005, ano do último conclave, os cardeais eleitores estavam assim repartidos geograficamente: Europa – 58, América Latina – 22, América do Norte – 14, África – 11, Ásia - 11 e Oceânia – 2.
O país mais representado era também a Itália (20), seguida dos EUA (11); Alemanha e Espanha (6 cada).

Comentários