Mensagem de Natal do bispo de Viseu


Vivemos o Ano da Fé. Neste tempo, somos convidados a fazer um ato de Fé no Acontecimento que foi o Natal de Jesus. Se acreditamos que Jesus nasceu e que veio de Deus, como Seu Filho, não é lenda nem imaginação a Promessa de tempos novos com a certeza da Redenção. Nesta, está a oferta de Paz, de Perdão, de Vida, de Graça, de Verdade, de Justiça… Para que haja Fraternidade, Solidariedade, Alegria, Liberdade, Felicidade… Isto é o conteúdo da Promessa e o alimento da Esperança cristã.
Celebrar o Natal em 2012 é aceitar Jesus e a Boa Nova anunciada já presentes e a atuar no mundo pela ação dos cristãos que O acolhem. É realizar a força da Sua mensagem, concretizando a Esperança, nos valores que a preenchem e que são direitos de todos. O mundo tem prolongado, demasiadamente, o sonho do Advento; tem demorado, para além do desejável, a concretização dos efeitos do Natal. Tem-se contentado a sonhar e a esperar o futuro, esquecendo-se de concretizar a Promessa. Não adianta desejar, anual e repetidamente, as Boas Festas. É preciso realizar o Evento que todos esperam, desejam e merecem viver.


A Promessa diz que Jesus vem dar a todos as prendas de Deus, libertando a todos das diversas crises, injustiças e opressões. O Natal é o Acontecimento iniciado naquele tempo e a concretizar-se em cada hoje, dando o justo a cada pessoa. Já não é tempo de sonhos distantes, de promessas vagas, de esperanças vazias. É o tempo de cada cristão viver e transmitir a Fé, satisfazendo a Esperança, realizando a Justiça equitativa e partilhando o Amor universal.
Ser cristão e viver o Natal é dar sorriso verdadeiro a quem está triste; dar coração verdadeiro a quem não tem amor; dar proximidade verdadeira a quem está só; é partilhar pão verdadeiro a quem tem fome e está desempregado; é dar igualdade verdadeira a quem não tem futuro; é ser irmão verdadeiro de quem não tem ninguém que dê Esperança e Amor.
Neste Natal, mais do que falar de esperança, precisamos de procurar e ir ao encontro daqueles que a perderam e partilhar com eles as nossas prendas, as prendas de Deus, concretizando a Esperança de todos.
Vivemos o Ano da Fé em Jesus, o Filho de Deus. A Fé cristã é a Luz que nos faz ver, no Natal, o Acontecimento feliz e redentor de todos para todos.

Santo Natal 2012 e Feliz ano 2013
Bispo Ilídio, vosso irmão e amigo

Comentários