Indulgências, no Ano da Fé.

Assinalando a celebração do Ano da Fé, que decorre, desde 11 de Outubro, até 24 de Novembro do próximo ano, D. Ilídio acaba de produzir uma Nota Pastoral, onde centra o Sínodo Diocesano “na importância da formação, da organização e da corresponsabilidade na vivência da santidade, na comunhão e na missão de testemunho da Fé na vida de cada dia”, alimentadas pela celebração do Domingo, como apelo à FÉsta em família. Sendo o Ano da Fé uma oportunidade de graça, a obtenção de indulgências é uma oportunidade para todos os fiéis que cumpram os requisitos necessários e ficam explicitados na Nota Pastoral que reproduzimos:



Nota Pastoral no Ano da Fé
Indulgências


O Ano da Fé que estamos a viver chama a nossa atenção para a importância do Concílio Ecuménico Vaticano II e para o aprofundamento da vivência da Fé da Igreja. Centra o Sínodo Diocesano que estamos a realizar na nossa Diocese na importância da formação, da organização e da corresponsabilidade entre todos os membros da Igreja – Povo de Deus – na vivência da santidade, na comunhão e na missão de testemunho da Fé na vida de cada dia.
Para além das propostas que vêm da Santa Sé e procurando concretizá-las melhor, em sintonia com o Sínodo, temos o Plano Pastoral centrado no Domingo, como apelo à sua vivência em festa de família. Além disso, e com o auxílio de diversas catequeses e símbolos, propomos um esforço de todos para o estudo do Credo da Igreja, aprofundando as verdades e valores fundamentais, que acreditamos e queremos viver. Ainda, até 24 de Novembro de 2013 e concretizando o proposto pela Santa Sé através da Penitenciaria Apostólica, informamos o modo, os dias e os lugares nos quais se pode receber uma Indulgência plenária:
- Sempre que se participar em 3 momentos de formação sobre o Vaticano II ou sobre o Credo, em qualquer lugar da diocese;
- Sempre que, nos lugares adiante indicados nos arciprestados, se participar na Eucaristia ou noutra celebração litúrgica ou se ali fizer uma reflexão sobre um dos temas de catequese indicados pela diocese, terminando com a oração do Pai Nosso e a proclamação da Profissão de Fé, ainda que da forma mais simples.
- Em cada paróquia no dia do Padroeiro.
- No dia aniversário do Baptismo, fazendo uma peregrinação junto à Pia onde o recebeu, renovando as Promessas baptismais, ainda que na forma mais simples.
- Na Catedral, no Dia da Diocese e no dia de encerramento do Ano da Fé.

NOTAS:
1. Para poder receber as graças da Indulgência plenária, os cristãos devem estar na graça de Deus, em condições de comungar.
2. Os doentes impossibilitados de fazer deslocações, podem merecer as mesmas graças seguindo as celebrações prescritas por rádio ou televisão.


Santuários propostos na Diocese:
Catedral – Viseu; Nª. Sra. dos Verdes – Forninhos, Aguiar da Beira; Coração de Maria – Castelões, Besteiros; Nª. Sra. dos Milagres – Laceiras, Carregal do Sal; Nª Sra. dos Milagres – Muxagata, Fornos de Algodres; Nª. Sra. do Castelo – Mangualde; Nª. Sra. dos Milagres – Pindelo dos Milagres, Mões; Nª. Sra. do Viso – Carvalhal Redondo, Nelas; Nª. Sra. Dolorosa – Ribeiradio, Oliveira de Frades; Nª. Sra. da Lage – S. Miguel de Urrô, Arouca; Nª. Sra. da Saúde – Penalva do Castelo; Nª. Sra. da Ribeira – Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão; Nª. Sra. da Guia – Baiões, S. Pedro do Sul; Nosso Senhor dos Caminhos – Romãs, Sátão; Nª. Sra. da Esperança – Mouraz, Tondela; Nª. Sra. do Castelo – Vouzela.

VISEU, 30 de Outubro de 2012

Ilídio, bispo de Viseu

Comentários