DIOCESE: Instituição de leitor do Seminarista Alexandre Ribeiro


 ...e as ovelhas conhecem a sua voz... troquemos o instante pelo eterno

            Neste domingo, dia 30 de abril, por ocasião do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, realizou-se na Catedral de Viseu a Instituição de Leitor do Seminarista Alexandre Ribeiro, natural da nossa comunidade de Destriz.

           Presidida por D. António Luciano, bispo da nossa Diocese, a celebração marcou o encerramento da Semana de Oração pelas Vocações que este ano tem como tema: «Troquemos o instante pelo interno».

         A Instituição de Leitor, é uma celebração em que os seminaristas instituídos assumem o compromisso, perante a comunidade cristã, de servir a fé, enraizada na Palavra de Deus. Para isso, assumem o compromisso de ler e meditar a Palavra de Deus na assembleia litúrgica, e anúncio da mesma entre os homens e mulheres que queiram abeirar-se da Boa Nova da salvação.

 Ler também...

Viseu: Bispo diocesano deseja «nova era e cultura vocacional nas comunidades»

Homilia de D. António Luciano no Domingo do Bom Pastor com Instituição de Leitores

 


 [Mensagem do Seminarista Alexandre Ribeiro]


Troquemos o instante pelo eterno

 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫! 𝐃á-𝐦𝐞 𝐝𝐞𝐬𝐬𝐚 á𝐠𝐮𝐚” (𝐉𝐨 𝟒,𝟏𝟓). É nesta sede que hoje perante a comunidade cristã digo «sim» a esta minha vontade em querer ir «mais além». Mais do que o manifestar de uma vontade, é o assumir de um compromisso de continuar a mergulhar na Palavra que nos sacia a sede e nos refresca nos momentos de cansaço e de fadiga.

“A quem muito foi dado, muito será pedido” (Lc 12,48). É nesta certeza que olho para este compromisso. Nos tempos de correm, neste instante da nossa vida que, mais do que nunca há que não temer as dificuldades, pois Deus não escolhe os capacitados, mas, capacita os escolhidos. Que a Palavra de Deus na minha vida seja sempre esta fonte donde brota a Água Viva... a Palavra de Deus, e que esta seja cada vez mais viva no meu coração. Só fazendo da Palavra, Vida, é que damos o primeiro passo para trocarmos o instante pelo eterno.

 

Viseu, 30 de abril de 2023

Alexandre Ribeiro

 

 

Comentários