JMJ 2023: Sejamos uma Paróquia/Família de Acolhimento

Nos dias 26 a 31 de julho de 2023, semana que antecede as JMJ Lisboa 2023, irão chegar à nossa Diocese  milhares de jovens para aquela que serão as Pré-Jornadas ou “Dias nas Dioceses” (DND). Por isso, somos desafiados a fazer parte desta experiência, e fazer com que a nossa comunidade de Destriz se deixe envolver por este espírito de "ir ao encontro" e nos deixemos "cativar" apressadamente por este apelo, e assim abrir as nossas portas para acolher aqueles  que vem ao nosso encontro.

O que são os “Dias nas Dioceses”?

“Dias nas Dioceses” é um encontro que antecede a semana da JMJ Lisboa 2023 e consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias dioceses do país. Os “Dias nas Dioceses” são como um caminho de preparação para os peregrinos e a comunidade anfitriã para a vivência dos dias da Jornada.

Durante esses dias, os participantes podem ficar a conhecer melhor a nossa região, bem como a Igreja local e as nossas especificidades, ficando alojados, à semelhança da semana da Jornada, em casas de famílias, instalações paroquiais ou públicas, de modo a poderem fazer uma verdadeira experiência de Igreja, evangelização e missão.

Para quem nos visita

Para os peregrinos que nos visitam, os “Dias nas Dioceses” são um convite a experimentar a riqueza da Igreja do nosso país, assim como promover o encontro e partilha das riquezas culturais e religiosas.


Para quem acolhe

Para a nossa comunidade, é uma oportunidade de dizerem um SIM à missão de acolher uma Jornada Mundial da Juventude e de mostrarmos as nossas riquezas culturais, gastronómicas e religiosas aos jovens vindos de todo o mundo.

Como podemos ser família de acolhimento? 

Para ser família de acolhimento há que fazer a inscrição da família na nossa Paróquia, através do preenchimento de um formulário. 

[Pode solicitar formulário através de um email para paroquiadedestriz@outlook.pt ]

Quais os requisitos para sermos família de acolhimento?

  • Ter residência/habitação/casa na Paróquia de Destriz
  • Cada família tem de acolher um mínimo de 2 peregrinos por família/casa.
  • As famílias deverão disponibilizar uma área adequada para que os peregrinos possam pernoitar, com um mínimo de 2 m2 por peregrino. Em todo o caso, não haverá obrigatoriedade de fornecer cama individual.
  • O(s) responsável(is) de cada casa devem ser adultos.
  • Não é necessário saber falar o idioma dos peregrinos que acolhem. O mais relevante é que a família tenha a disponibilidade de acolher os peregrinos com generosidade e de forma calorosa, contribuindo para tornar a sua experiência memorável. 
  • Proporcionar a alimentação em especial os pequenos almoços (se possível)
  • Proporcionar o transporte dos jovens, diariamente, ao início e ao fim do dia, a um local definido pela paróquia.

 

 

Comentários