DIOCESE: Admissão entre os Candidatos às Ordens Sacras do Seminarista Alexandre Ribeiro

    
        Na tarde desta quinta-feira, dia 4, realizou-se no Seminário Interdiocesano de São José em Braga a Admissão entre os Candidatos às Ordens Sacras do Seminarista Alexandre Ribeiro, natural da nossa comunidade de Destriz.
           A celebração foi presidida por D. António Luciano, bispo da nossa Diocese, que se deslocou a Braga por ocasião da Semana de Oração pelos Seminários que teve início no passado dia 31 de outubro e termina no próximo dia 07 de novembro.
            A Admissão entre os Candidatos às Ordens Sacras, é uma celebração em que o aspirante à sagrada Ordem, manifesta publicamente o seu propósito e desejo de servir «na vinha do Senhor» [Reino de Deus], pela «sagrada Ordem, ao serviço de Deus e dos homens.» e mulheres.



Mensagem do Seminarista Alexandre à nossa comunidade.

«Para estarem com Ele e para os enviar a proclamar.» (Mc 3,14)

            “Tudo posso n’Aquele que me conforta.” (Fl 4, 13). É na confiança e na certeza que o Senhor é a minha luz e salvação, que na resposta ao desafio do Senhor que me chama a estar com Ele, que nesta tarde de quinta-feira, perante toda a comunidade cristã, representada na pessoa do nosso Bispo, e no seguimento da caminhada de discernimento que tenho vindo a percorrer,  que assumi o meu propósito e compromisso, com o “Sim, quero”, de continuar a minha caminhada de crescimento a fim de me tornar apto e ser enviado para o serviço fiel a Cristo, Bom Pastor, e ao seu rebanho. 

            Para mim é um momento de alegria pelo facto de saber que o Senhor vem ao meu encontro, pelo facto de me querer levar nos seus ombros e de se alegrar por encontrar esta ovelha que muitas vezes está perdida (cf. Lc 15, 5-6). Por outro lado, é para mim um grande desafio, uma grande responsabilidade, pois como nos diz São Carlos Borromeu (séc. XVI) que hoje celebramos, “confesso que todos nos somos fracos; mas o Senhor Deus pôs à nossa disposição os meios que, se quisermos, facilmente nos podem ajudar”.

            A cada um de vós, que mergulhasteis no Baptismo sob os pés de Nossa Senhora da Assunção, nossa padroeira, e que me ajudarem e me viram crescer na Fé, peço que continuais a rezar por mim.

Abraço em Cristo, por Maria, Mãe de Nazaré.   

Alexandre Ribeiro

(Braga, 04 de novembro de 2021)



Comentários