No passado dia 22 de janeiro realizou-se na nossa Paróquia um dos acontecimentos mais aguardados dos últimos anos, a Ordenação Diaconal do Paulo.
A PREPARAÇÃO
Esquema do Espaço de Ordenação |
Como chegar às Benfeitas ? |
Entre várias hipóteses escolheu-se aquela mais viável, as Benfeitas. Apesar de ser perto da sua aldeia natal (o Pisco) esta é mais fácil de chegar, uma vez que a autoestrada (A25) passa ali perto e a sinalização do local é visível.
Para o espaço da celebração foi erguida uma tenda, com espaço para quinhentas pessoas (sentadas). Este foi um contributo muito importante por parte dos municípios de Oliveira, de S. Pedro e de Vouzela.
Como tudo tem custos foi necessário pedir apoios aos Municípios da zona e fazer peditórios pela Paróquia.
O Dia
O dia começou bem cedo para a organização, era necessário rever se estava tudo dentro do combinado. Mas o dia apenas estava a começar, era necessário confeccionar os pratos quentes ( confeccionados com a ajuda de funcionários do Município) , fazer o empratamento das entradas e algumas sobremesas.
A hora aproximava-se.
Chegavam os convidados, a Banda VerdiCambrense, que em tempos o novo Diac. acompanhou, e o Senhor Bispo que viria presidir à celebração. Celebração essa, que contou com a presença de dezenas de párocos da nossa diocese, bem como de outras como Aveiro, Porto, Braga, Guarda, Lamego, Vila Real, Bragança e Coimbra. O espaço criado para esta celebração tornou-se demasiado pequeno para as centenas de fieis oriundos de vários pontos da nossa Diocese bem como das Dioceses de Aveiro, Braga, Guarda, e Lamego.
Entre os fieis estivaram, para além dos familiares do Paulo, membros da Assembleia Municipal, Abel Dias, o Presidente do Município de Oliveira de Frades, Luís Vasconcelos, da Junta de Freguesia, Luís Santos Pereira, vereadores e outros autarcas.
No final da celebração ouve um momento de convívio, a onde os participantes tiveram a oportunidade de felicitar o novo Diácono.
Um dia que marcou e ficou não só guardado no coração deste filho da terra que abraça este novo desafio, mas também dentro da memórias de todos aqueles que são mais próximos do Paulo, a sua família, os seus amigos e a sua Paróquia qu durante anos o viu crescer como pessoa e o acompanhou na fé. Sendo um grande orgulho para todos nós [Paróquia de Destriz] assistir de perto a este acontecimento histórico para a nossa comunidade e para a nossa Igreja de Viseu, estando bem presente na cara da comunidade, a alegria, o carinho e dedicação como tudo foi planeado e feito para que este dia corresse conforme correu, demonstrando também o carinho que toda a nossa comunidade tem para com o Novo Diácono.
A Ordenação Presbiteral
A ordenação presbíteral (ou sacerdotal) está agendada para o dia 25 de junho, dia em que se comemora o Dia da Diocese. Esta será presidida pelo Sr Bispo, D. Ilídio na catedral de Viseu. Juntamente com o Paulo serão ordenados mais dois sacerdotes, André Silva e Paulo Vicente.
A Missa Nova
Após a Ordenação sacerdotal, o Paulo celebrará a sua primeira Eucaristia na sua Paróquia. Este será também um momento muito especial para o futuro sacerdote e também para a nossa Comunidade Paroquial. Esta celebração ainda não terá data definida, mas será nas margens do rio Alfusquiero, na Praia Fluvial de Destriz.
Comentários
Enviar um comentário