ESPECIAL: Ordenação Diaconal do Paulo


     No passado dia 22 de janeiro realizou-se na nossa Paróquia um dos acontecimentos mais aguardados dos últimos anos, a Ordenação Diaconal do Paulo.

A PREPARAÇÃO

Esquema do Espaço de Ordenação
     Para que tudo pode correr da melhor forma, foram precisas várias semanas de preparação. Para isso foram seleccionadas varias equipas de trabalho. Uma delas foram os membros do Concelho Económico da Paróquia que ficou responsável pelo local do convívio e da celebração. Para isso contou com a colaboração dos Municípios de Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul e de Vouzela.
Como chegar às Benfeitas ?
      A escolha do local foi  o primeiro desafio. Após a visita do Senhor Bispo à igreja Paroquial ( 11 de dezembro de 2016) está ficou "excluída" para ser o "palco" da celebração por ser demasiado pequena.
     Entre várias hipóteses escolheu-se aquela mais viável, as Benfeitas. Apesar de ser perto da sua aldeia natal (o Pisco) esta é mais fácil de chegar, uma vez que a autoestrada (A25) passa ali perto e a sinalização do local é visível.
     Para o  espaço da celebração foi erguida uma tenda, com espaço para quinhentas pessoas (sentadas). Este foi um contributo muito importante por parte dos municípios de Oliveira, de S. Pedro e de Vouzela.

     Como tudo tem custos foi necessário pedir apoios aos Municípios  da zona e fazer peditórios pela Paróquia.

 O Dia

      O dia começou bem cedo para a organização, era necessário rever se estava tudo dentro do combinado. Mas o dia apenas estava a começar, era necessário confeccionar os pratos quentes ( confeccionados com a ajuda de funcionários do Município) , fazer o empratamento das entradas e algumas sobremesas.
     A hora aproximava-se.
     Chegavam os convidados, a Banda VerdiCambrense, que em tempos o novo Diac. acompanhou, e o Senhor Bispo que viria presidir à celebração. Celebração essa, que contou com a presença de dezenas de párocos da nossa diocese, bem como de outras como Aveiro, Porto, Braga, Guarda, Lamego, Vila Real, Bragança e Coimbra. O espaço criado para esta celebração tornou-se demasiado pequeno para as centenas de fieis oriundos de vários pontos da nossa Diocese bem como das Dioceses de Aveiro, Braga, Guarda, e Lamego. 
    Entre os fieis estivaram, para além dos familiares do Paulo, membros da Assembleia Municipal, Abel Dias, o Presidente do Município de Oliveira de Frades, Luís Vasconcelos, da Junta de Freguesia, Luís Santos Pereira, vereadores e outros autarcas.
    No final da celebração ouve um  momento de convívio, a onde os participantes tiveram a oportunidade de felicitar o novo Diácono. 
    Um dia que marcou e ficou não só guardado no coração deste filho da terra que abraça este novo desafio, mas também dentro da memórias de todos aqueles que são mais próximos do Paulo, a sua família, os seus amigos e a sua Paróquia qu durante anos o viu crescer  como pessoa e o acompanhou na fé. Sendo um grande orgulho para todos nós [Paróquia de Destriz] assistir de perto a este acontecimento histórico para a nossa comunidade e para a nossa Igreja de Viseu, estando bem presente na cara da comunidade, a alegria, o carinho e dedicação como tudo foi planeado e feito para que este dia corresse conforme correu, demonstrando também o carinho que toda a nossa comunidade tem para com o Novo Diácono.

A Ordenação Presbiteral

 A ordenação presbíteral (ou sacerdotal) está agendada para o dia 25 de junho, dia  em que se comemora o Dia da Diocese. Esta será presidida pelo Sr Bispo, D. Ilídio na catedral de Viseu. Juntamente com o Paulo serão ordenados mais dois sacerdotes, André Silva e Paulo Vicente.

 

 

A Missa Nova

Após a Ordenação sacerdotal, o Paulo celebrará a sua primeira Eucaristia na sua Paróquia. Este será também um momento muito especial para o futuro sacerdote e também para a nossa Comunidade Paroquial. Esta celebração ainda não terá data definida, mas será nas margens do rio Alfusquiero, na Praia Fluvial de Destriz. 

Veja também...

  Vídeo  

“Os três novos Diáconos são um contributo muito grande para a Diocese”

Destriz em festa, com a ordenação diaconal do Paulo Domingues

Diocese de Viseu de olhos voltados para as Benfeitas

Vigília de Oração pela Ordenação Diaconal do Paulo

Primeira visita de D. Ilídio à Paróquia de Destriz

D. Ilídio visita Paróquia de Destriz em 2017

Comentários