PATRIMÓNIO: Exposição assinala 500 anos da dedicação da Catedral de Santa Maria de Viseu

«Entre Deus e os Homens. A Arte na Igreja de Viseu» está patente até fevereiro de 2016.

O Museu Nacional Grão Vasco acolhe a partir de hoje e até fevereiro de 2016 a exposição ‘Entre Deus e os Homens. A Arte na Igreja de Viseu’, que assinala os 500 anos da dedicação da catedral diocesana.
A mostra articula esta Sé com três espaços museológicos do Centro Histórico de Viseu: o Museu Nacional Grão Vasco, a Igreja da Misericórdia e o Museu Almeida Moreira.
“Para além da proximidade destes espaços em relação à Catedral e das virtualidades de cada um deles para um projeto desta tipologia, a congregação destas instituições perspetiva também alcançar a comunhão num contexto em que também duas delas assinalam datas de especial relevância no ano de 2016: os 500 anos da instituição da Misericórdia de Viseu e os 100 anos do Museu Grão Vasco, recentemente elevado a Museu Nacional”, adianta a organização da exposição.
As 170 peças presentes na mostra são representativas do universo do património religioso da Diocese de Viseu, que até 23 de julho de 2016 celebra um Ano Jubilar, que assinala o fim do Sínodo Diocesano e o aniversário da dedicação da Catedral de Santa Maria.

Comentários