Reorganização na Diocese: Nomeações


“Em ordem a equilibrar situações que, por motivos diferentes, precisam de alguns ajustamentos”, D. Ilídio Leandro acaba de nomear novos responsáveis por alguns sectores pastorais da diocese. Algumas das nomeações reflectem a reorganização das estruturas da Diocese.
O decreto de nomeações termina agradecendo a colaboração de quantos trabalharam no desempenho dos serviços, o mesmo fazendo a quantos aceitaram a nomeação, num espírito de colaboração estreita com o seu Bispo, servindo a Igreja de Viseu.
Publicamos, na íntegra, o decreto: 





Reorganização na Diocese
Em cada ano pastoral, devido a situações várias – também por morte – importa fazer algumas mudanças e algumas alterações, no sentido de reorganizar a Diocese, em ordem a equilibrar situações que, por motivos diferentes, precisam de alguns ajustamentos.
Estamos quase a concluir o Sínodo da nossa Diocese que se iniciou em 10 / 10 / 2010. O encerramento da sua elaboração far-se-á em 8 de Dezembro, iniciando aí o período de concretização das suas conclusões – as Constituições Sinodais a preparar até 23 de Julho de 2016. Nessa altura, em 8 de Dezembro de 2015, far-se-ão algumas novas nomeações, de acordo com as necessidades que tiverem em vista a concretização do Sínodo e a implementação das Constituições
Para já, apresentam-se algumas nomeações que se consideram importantes e necessárias para a vida da nossa Igreja, agradecendo a colaboração e a disponibilidade de todos.

1. Novo Vigário-Geral
Estava prevista a nomeação de um novo Vigário-Geral, aquando da conclusão do Sínodo. Por morte, inesperada, de Mons. Alfredo de Almeida Melo, Vigário-Geral desde 2007, é nomeado, como novo Vigário-Geral da diocese e para o período de 5 anos, o Pe. Armando Esteves Domingues, que entra em funções a partir de 23 de Julho – Solenidade da Dedicação da Catedral e início do Jubileu diocesano.

2. Novos Vigários Episcopais
Desde há alguns anos, temos tido 5 Vigários Episcopais que assumiram a Vigararia por Zonas Pastorais. Estas Vigararias terminarão em 8 de Dezembro próximo, com o fim das Zonas Pastorais e a substituição dos 17 arciprestados pelos novos 7, já aprovados. Serão nomeados, nessa altura e por proposta dos respectivos padres dos Arciprestados, os novos Arciprestes.
Decidiu-se – e foram propostos no encontro de 6 de Julho – que seriam nomeados, por 5 anos, 3 novos Vigários Episcopais, estes por áreas pastorais. Assim, depois das propostas obtidas, são nomeados os seguintes:
- Vigário Episcopal da Evangelização, do Culto e da Cultura: Pe. Virgílio Marques Rodrigues.
- Vigário Episcopal da Família e da Pastoral Social – Pe. Miguel de Abreu.
- Vigário Episcopal do Clero, Vocações e Vida Religiosa: Pe. António Jorge dos Santos Almeida.
Estes novos Vigários Episcopais começam a sua atividade no início do Ano Pastoral 2015-2016. Os Vigários Episcopais de Zona Pastoral estão em funções até ao próximo dia 8 de Dezembro.

3. Novo Diretor Espiritual dos Cursilhos de Cristandade
Por ter chegado ao fim o período para o qual foi nomeado o anterior diretor Espiritual dos Cursilhos de Cristandade – Pe. José António Marques de Almeida – é nomeado, para os próximos 5 anos, o Pe. Jorge Luís Gomes Lopes. O Pe. Jorge Luís foi proposto pelo novo Dirigente dos Cursilhos da nossa Diocese e pelo anterior Diretor Espiritual e já estava a colaborar com a anterior equipa.

4. Novo Ecónomo da Diocese
Para preencher o lugar de Ecónomo da Diocese, deixado vago por Pe. Armando Esteves Domingues, é nomeado, por 5 anos, o Pe. Abel Ferreira Rodrigues, o Ecónomo dos Seminários da Diocese. Continua a ser Ecónomo Adjunto o Pe. Marco José Pais Cabral.

5. Nomeação de novos Párocos
Para os próximos 6 anos, são nomeados os seguintes sacerdotes para novas tarefas pastorais:
- Pe. António Batista Lopes – Pároco de Povolide, em Viseu Rural 2. O Pe. Manuel Alberto Henriques de Figueiredo será Vigário Paroquial.
- Pe. Gabriel Ulumdo – Pároco de Pinheiro de Lafões, Destriz e Reigoso, em Oliveira de Frades.
- Pe. Jorge Luís Gomes Lopes – Pároco de Quintela de Azurara, Cunha Alta e Freixiosa, em Mangualde.
- Pe. José Carlos Bento – Pároco de Arões e Junqueira, em Oliveira de Frades.
- Pe. Manuel António da Rocha Fontes Santos – Pároco de Campo de Madalena, em Viseu.
- Pe. António José da Silva Ramos Boavida – Vigário Paroquial de Santa Maria de Viseu.
- Pe. Ivan Babchuc – Vigário Paroquial de Nelas, Carvalhal Redondo, Senhorim e Vilar Seco, em Nelas.

6. Agradecimentos
1. O Bispo agradece toda a colaboração dada pelos Senhores Vigários Episcopais e Senhores Arciprestes nesta fase de reorganização da Diocese, de Sínodo Diocesano e, concretamente, nesta fase de mudanças.
2. Agradece, também, aos Sacerdotes que assumiram nova atividade pastoral e pede ao Senhor Jesus Cristo – o Bom Pastor – que os ilumine e lhes dê coragem e coração de pastor, na nova missão que, em breve, vão assumir.

Comentários