Sínodo Diocesano: III Assembleia será dedicada à liturgia.

Vai realizar-se, no próximo dia 31 de Janeiro, sábado, a primeira sessão da III Assembleia Sinodal, dedicada à Liturgia. O acolhimento dos participantes será feito a partir das 09:00 horas, no claustro do Seminário Maior e os trabalhos iniciar-se-ão com a Oração de Laudes, no Auditório.

Haverá, depois, trabalho de Grupos distribuídos por 10 salas diferentes, debatendo as questões que o Documento de Trabalho colocou à reflexão dos grupos sinodais paroquiais ou sectoriais.

Vinte anos depois do Concílio Vaticano II (1985), o Sínodo dos Bispos reconhecia que «a renovação litúrgica é o fruto mais visível de toda a obra conciliar». Cinquenta anos depois do mesmo Concílio, a nossa diocese esforça-se por “reencontrar o originário e genuíno sentido teológico, espiritual e pastoral da Liturgia”, que “é, simultaneamente, a meta para a qual se encaminha a acção da Igreja e a fonte de onde dimana toda a sua força» (SC 10).
Mesmo os membros sinodais que não participaram nas anteriores Assembleias poderão dar agora o seu contributo, comparecendo e participando nos trabalhos, que terão por base o documento que a Comissão da Pastoral Litúrgica elaborou com os contributos dos grupos sinodais locais e mesmo de outras pessoas, que enviaram reflexões pessoais.
Para além da reflexão teológica, haverá também atenção às questões que a prática pastoral coloca, nomeadamente no que se refere ao acesso à celebração dos sacramentos e à admissão de padrinhos. Sente-se a necessidade de encontrar práticas comuns, que não causem confusão com as diferentes posturas que se verificam entre párocos, às vezes vizinhos.

Comentários