Mensagem de Natal: “Queremos ser Igreja a revelar Jesus Cristo e os valores do Seu Natal”.

A propósito do Natal, D. Ilídio Leandro envia a todos os cristãos da Diocese uma Mensagem de Natal, propondo caminhos de “paz, solidariedade, justiça e amor”, a serem percorridos ao longo das celebrações jubilares dos 500 anos da Dedicação da Catedral, que integram os 1444 anos da “nossa história cristã colectiva”. “Somos chamados a sentir o Natal de Jesus Cristo como referência e força de renovação e de transformação das pessoas, das famílias, dos ambientes e da própria sociedade”. Transcrevemos, na íntegra, a Mensagem do nosso Bispo:

Mensagem de Natal 2014

A Igreja de Viseu saúda, com alegria, esperança e empenho, o Natal de Jesus Cristo, neste ano sinodal de 2014. Preparamo-nos para entrar no último ano da construção desta aventura que nos faz acreditar na renovação da nossa diocese. Nos 50 anos do Grande Acontecimento do Vaticano II – que abriu as portas à construção de uma Igreja mais de acordo com o Evangelho de Jesus, seguindo o empenho dos primeiros cristãos – queremos ser Igreja a revelar Jesus Cristo e os valores do Seu Natal.
Temos, dentro das nossas fronteiras, muitas periferias que precisam da Boa Nova de Belém, cantada pelos Anjos e seguida pelos Pastores. Temos, também entre nós, muitas e muitos seguidores de Jesus que anunciam jubilosos ‘glória a Deus’ e ‘paz na terra’, sem esquecer o caminho de Belém: paz, solidariedade, justiça e amor. Quero saudar e desejar Santo e Feliz Natal a todas e a todos, onde quer que vivam e trabalhem, pedindo a Jesus, para todos eles, vida, saúde e bem-estar.
Os 50 anos do Vaticano II, no próximo 8 de Dezembro, atiram-nos para os 500 anos da Catedral, a celebrar em 23 de Julho de 2016 e a começar já, em júbilo, em 23 de Julho de 2015. Evocações e momentos que nos desafiam a celebrar, como Igreja viva de Viseu, acontecimentos tão marcantes na nossa história cristã colectiva. Lembrando estes últimos 500 anos da nossa história, orgulhamo-nos e queremos honrar e continuar os 1444 que vamos evocar nesse ano jubilar.
Para tudo ser mobilizador e constituir importante acontecimento celebrativo, somos chamados a sentir o Natal de Jesus Cristo como referência e força de renovação e de transformação das pessoas, das famílias, dos ambientes e da própria sociedade. O Natal apresenta Jesus com Maria e José, a Família que é inspiração e modelo para todas as famílias humanas. Quero lembrar neste Natal, sobretudo aquelas onde há mais frio, mais fome, menos amor e menos paz.
Vivamos em esperança! Construamos em amor! Anunciemos a vida, na alegria da justiça e semeando a fraternidade! Celebremos o presente e avancemos, com alegria cristã, para o futuro novo que virá! Santo Natal e Feliz 2015!

NATAL de 2014
Bispo Ilídio

Comentários