Dia Diocesano do Catequista, grande festa da missão

A tarde deste Domingo concentrou em Santa Comba Dão trêscentenas de catequistas, oriundos de toda a diocese. O Auditório do Centro Paroquial de Santa Comba Dão encheu-se e o ambiente foi de festa.
Com um programa muito variado, com formação, oração e diversão, este Dia Diocesano do Catequista foi organizado pelo Secretariado Diocesano da Catequese e contou com a presença de D. Ilídio Leandro, visivelmente satisfeito com a numerosa presença de catequistas, acompanhados pelos respectivos párocos.
Foi evidente o envolvimento do tecido social das comunidades paroquiais da Unidade Pastoral de Santa Comba Dão. Realce para a Universidade Sénior desta novel cidade, que colocou em cena a lenda de Santa Columba, tentativa de explicação do topónimo: por ocasião das invasões muçulmanas de Almançor, uma comunidade de freiras preferiu matar-se colectivamente, tendo à frente a abadessa Columba, para não serem “pasto” dos invasores, a quem Almançor as terá prometido como espólio de guerra. Este gesto de fidelidade até à morte, mereceu à abadessa Columba o título de “santa”.
Também a Tuna de S. Joaninho deu um grande contributo com a animação musical de momentos altos do programa, com realce para as apresentações que o Grupo de Jovens "JOTRENA" colocou em cena, com muito profissionalismo. As apresentações obedeceram ao tema do Encontro "Alegra-te e caminha" 
Catequistas representantes das várias Zonas Pastorais deram cor e luz ao compromisso de todos os presentes para se empenharem nesta missão de dar a conhecer Jesus Cristo como Salvador, tanto junto das crianças, como dos seus pais, com quem deverão manter uma estreita relação.
Assim sugeriu D. Ilídio, no momento da sua intervenção. Falou sobre “a doce e reconfortante alegria de evangelizar” desenvolvendo-a na linha do Plano Pastoral para a Diocese – “caminhar com o Ressuscitado”. D. Ilídio insistiu com os catequistas para que revelassem o rosto amoroso de Deus, que ama cada criança e cada adulto com amor imenso, a todos abraçando no mesmo gesto de redenção universal.
Fernando Baptista, da diocese de Aveiro, jovem catequista e professor de EMRC, com experiência de treino de lideranças, deu também o seu contributo, ao mesmo tempo testemunho pessoal e exemplificação do modo de valorizar a alegria de ser "catequista como alegre servidor do Evangelho" e de viver “normalmente” o dia-a-dia, tanto no trabalho, como na família e nas relações socias, em clima de "oração que nasce dentro do cristão".
“Sorrisos de Deus” é o nome do projecto que Fernando Baptista vem desenvolvendo com o Grupo de Jovens com quem trabalha.
O Pe. Virgílio, pároco em Santa Comba Dão e Responsável pelo Secretariado Diocesano da Catequese, conduziu todo o programa, contando com a colaboração dos restantes elementos do Secretariado e dos seus colegas da Equipa de Párocos, além dos catequistas e outros animadores da Unidade Pastoral de Santa Comba Dão.
A terminar, todos receberam um “nariz vermelho”, como símbolo da “alegria de evangelizar”, ficando registado em “fotografia de família” tirada no adro da Igreja, antes de todos se juntarem, num salão anexo, para partilharem a merenda.
Um cajado com as sandálias, “testemunho”  da organização do Dia Diocesano do Catequista para o próximo ano, foi entregue à Zona Pastoral de Lafões, ficando marcado encontro para Oliveira de Frades, (conforme noticiou em primeira mão a página da Paróquia de Destriz no facebook) onde se repetirá a “grande festa da alegria de evangelizar”.
A todos foi entregue, como lembrança, também uma pagela com o calendário das principais acções do ano pastoral para os catequistas, juntamente com um pequeno quadro com a imagem da Igreja Paroquial de Santa Comba Dão, onde todos fizeram o seu momento de oração pessoal, logo de início.

Comentários