Sínodo Diocesano: balanço e perspectivas

Na tarde do passado dia 29 de Junho, no Auditório do Seminário Maior, realizou-se, entre as 14 h 30 e as 16:00, um tempo festivo sinodal destinado a perspectivar a próxima Assembleia Sinodal, olhando o trabalho realizado na I Assembleia.
Depois de uma breve saudação inicial de boas vindas pronunciada pelo Secretário Geral Adjunto, Monteiro Marques, D. Ilídio presidiu a um momento de oração, que antecedeu os trabalhos. Estes resumiram-se à apresentação sintética das conclusões da I Assembleia dedicada à pastoral orgânica e à perspectivação da II Assembleia que irá decorrer nos dias 25 de Outubro (1ª sessão) e 15 de Novembro (2ª sessão).
A síntese das conclusões foi feita pelo Pe. José Cardoso, líder da Comissão Doutrinal da Pastoral Orgânica e Secretário Geral do Sínodo; por sua vez, o Pe. António Jorge abriu os trabalhos de apresentação do documento que irá servir de base aos trabalhos de Grupo para a preparação da II Assembleia. Com ele, colaboraram também Helena Castro e Ir. Arminda, membros da Comissão Doutrinal da Pastoral Profética, área pastoral em debate nesta Assembleia.
Os trabalhos foram sendo intercalados com momentos musicais oferecidos por alunos do Curso de Piano do Conservatório Dr. Azeredo Perdigão, de Viseu, que foram muito aplaudidos pela grande qualidade de interpretação dos temas apresentados. Igualmente muito aplaudidas foram as crianças da Catequese da Paróquia de Sátão, que fecharam a tonalidade festiva desta tarde sinodal, interpretando canções de mensagem, com ritmo e movimento, enchendo o palco do Auditório do Seminário, local do evento.
D. Ilídio Leandro terminou apelando ao empenho de todos nos trabalhos de preparação da II Assembleia, reflectindo, em grupo, sobre o Documento de Trabalho agora enviado pelo Secretariado e que é dedicado à pastoral profética.
Os participantes nesta sessão dirigiram-se depois para a Catedral, onde, em celebração festiva, D. Ilídio ordenou sacerdote o jovem Cristóvão Cunha, que integra agora o Presbitério diocesano.

Comentários