Nomeações diocesanas

D. Ilídio Leandro procedeu às nomeações que permitem a concretização do próximo Plano Pastoral. As nomeações são feitas por seis anos, a menos que se indique outro período. Transcrevemos, na íntegra, o  DECRETO:
DECRETO
NOMEAÇÕES DIOCESANAS 2013


O ministério do Bispo, como Pastor da diocese, é necessariamente exercido com os sacerdotes, que participam do sacerdócio apostólico e formam com ele uma comunhão (cf. CD, nº 1). A indicação da missão dos presbíteros é uma concretização da própria missão do Bispo diocesano. As nomeações dos sacerdotes são, pois, em cada ano pastoral, um dos actos mais significativos do Presbitério a que preside o Bispo.
As nomeações actuais são fruto da necessidade de equilibrar o princípio da estabilidade com o da necessária e positiva mobilidade, tendo em conta, também, o equilíbrio nos arciprestados, procurando ajudar a promover o trabalho em comunhão dos sacerdotes com o restante Povo de Deus. Estes princípios são cada vez mais urgentes, dada a escassez dos sacerdotes e as necessidades da Diocese, nos seus diversos serviços.
Aliás, é a escassez de sacerdotes e a diminuição dos candidatos ao sacerdócio que, depois de um tempo de reflexão e de escuta de todo o Presbitério nas diversas estruturas da diocese, nos leva a fazer um investimento grande na área dos Seminários e Vocações, em ordem a termos uma pastoral que proponha, acolha e acompanhe todos os que, segundo os critérios conhecidos, sentirem que Deus os chama.
As presentes nomeações são fruto de um diálogo prolongado com os Sacerdotes e depois de ouvir os Vigários Episcopais e os Arciprestes, informando as respectivas Comunidades cristãs. Peço aos Sacerdotes e às Comunidades que, apesar de as mudanças custarem a todos e de nem todos as verem com o mesmo entusiasmo, as compreendam e aceitem, conscientes de que os sacerdotes estão destinados a toda a Diocese, vista como um todo e uma mesma Igreja particular. A todos os sacerdotes que iniciam nova missão pastoral na Diocese, os meus agradecimentos, a comunhão da minha oração e a certeza da minha unidade.
Assim, na certeza de que, depois de ponderada reflexão, fizemos o melhor possível para bem da nossa Igreja de Viseu, decretamos as seguintes nomeações: I. Seminários, Clero e Vocações

1. Seminários Diocesanos (Seminário em Família, Seminário Vocacional e Seminário Maior ou Pastoral)
- Reitor: Pe. António Jorge dos Santos Almeida
- Membros da Equipa: Pe. Abel Ferreira Rodrigues, Pe. António Henrique Ribeiro de Sousa e Pe. Nuno Filipe Sousa Santos
- Membro da Equipa e Director Espiritual do Seminário Maior ou Pastoral, em Braga: Pe. Nuno Filipe Sousa Santos

2. Equipa da Pastoral das Vocações (também da Pastoral Juvenil e do Ensino Superior)
- Pe. António Jorge dos Santos Almeida, Pe. Abel Ferreira Rodrigues, Pe. António Henrique Ribeiro de Sousa e Pe. Nuno Filipe Sousa Santos

3. Secretariado Diocesano do Clero
- Pe. António Jorge dos Santos Almeida, Pe. Abel Ferreira Rodrigues, Pe. António Henrique Ribeiro de Sousa e Pe. Nuno Filipe Sousa Santos

4. Vigário Episcopal do Clero
- Pe. António Jorge dos Santos Almeida


II. Nomeações de Párocos:

- Pe. Adelino Ricardo Correia Lopes Pires: Pároco de Covas do Rio, Covelo de Paivô, Gafanhão e S. Martinho das Moitas e Vigário Paroquial de Figueiredo de Alva, Pinho, S. Félix, Sul e Vila Maior.
- Pe. António Marques Alexandre: Pároco de Vila Maior e Vigário Paroquial de Covas do Rio, Covelo de Paivô, Figueiredo de Alva, Gafanhão, Pinho, S. Félix, S. Martinho das Moitas e Sul.
- Pe. João de Figueiredo Rodrigues: Pároco de Figueiredo de Alva e Pinho e Vigário Paroquial de Covas do Rio, Covelo de Paivô, Gafanhão, S. Félix, S. Martinho das Moitas, Sul e Vila Maior.
- Pe. Lindoval José da Silva: Pároco de S. Félix e Sul e Vigário Paroquial de Covas do Rio, Covelo de Paivô, Figueiredo de Alva, Gafanhão, Pinho, S. Martinho das Moitas e Vila Maior.

- Pe. António Carlos Carvalho da Silva: Pároco de Sabugosa e S. Miguel de Outeiro e Vigário Paroquial de Caparrosa, Silvares, Mosteiro de Fráguas e Vilar de Besteiros.
- Pe. Sérgio Miguel Tavares de Pinho: Pároco de Caparrosa, Silvares, Mosteiro de Fráguas e Vilar de Besteiros e Vigário Paroquial de Sabugosa e S. Miguel de Outeiro.

- Pe. António Pereira Felisberto: Pároco de Campo de Besteiros e Santiago de Besteiros.

- Pe. Carlos Alberto Ramos de Sousa: Pároco de Candal, S. Cristóvão e Santa Cruz da Trapa.

- Pe. José Carlos da Silva Maia: Vigário Paroquial de Fataunços, Figueiredo das Donas, Queirã e S. Miguel do Mato.

- Pe. José Francisco Cardoso Caldeira: Pároco de Bodiosa, Couto de Baixo e Couto de Cima.

- Pe. José Pedro da Costa Matos: Pároco de Repeses e S. Salvador e Reitor da Igreja Beata Rita.

- Pe. Mário Lopes Dias: Pároco de S. Pedro do Sul e Várzea.

- Pe. Nuno Manuel dos Santos Almeida: Pároco - “in solidum” com Pe. José Carlos dos Santos Bento - de Algodres, Casal Vasco, Cortiçô, Figueiró da Granja, Fornos de Algodres, Fuinhas, Infias, Maceira, Muxagata, Sobral Pichorro e Vila Chã.

- Pe. Raimundo Elias Filho: Pároco de Cavernães, Cepões e Mundão.


III. Algumas notas:

a. Todas estas nomeações são feitas para um período de 6 anos, a não ser que se diga expressamente outra coisa.
b. O início da missão nas paróquias será coordenado pelos respectivos Vigários Episcopais de Zona Pastoral e acontecerá, normalmente, durante o mês de Setembro. Pede-se um diálogo de consenso entre o Vigário Episcopal, o Arcipreste, o Sacerdote que deixa as paróquias e o novo Pároco. Em situação normal, cabe ao Pároco que sai a preparação da entrada do sucessor.
c. O Pe. Eugénio Duarte Henriques de Sousa, por motivos de idade e de saúde e a seu pedido, vai ser dispensado da paroquialidade de Santiago de Besteiros. A diocese agradece todo o trabalho realizado ao longo de quase 59 anos de sacerdócio. Deseja muita vida e saúde para continuar, ainda que de maneira menos intensa, a viver a missão da Igreja.






IV. Tribunal Diocesano de Viseu

Terminando em 1 de Outubro de 2013 o prazo pelo qual foram nomeados os membros do Tribunal Diocesano de Viseu, atendendo às pessoas habilitadas e disponíveis no momento, faz-se a reconstituição do mesmo tribunal, como segue:

- Vigário Judicial – Pe. João Martins Marques
- Vigário Judicial Adjunto – Pe. Nuno Filipe Sousa Santos
- Juízes Diocesanos – Pe. Alfredo de Almeida Melo
Pe. João Martins Marques
Dr. Custódio Matos Costa
Pe. Nuno Filipe Sousa Santos
Pe. João Marques de Freitas Marado
Pe. António da Rocha Freirinha

- Defensor do Vínculo – Pe. Alcides Fernandes Tavares Vilarinho
- Promotor da Justiça – Pe. Nuno Filipe Sousa Santos
- Notários – Albano Chaves de Andrade
Pe. César Martinho Duarte Catarino
Pe. Sérgio Miguel Tavares de Pinho

- Advogados – Dr. Filipe José Ribeiro Abrantes Lopes Figueiredo
Dra. Beatriz Maria Paiva Reis
Dra. Sofia Esteves Martins
Dra. Célia Maria de Jesus Pereira
Dra. Catarina Alexandra Gomes Cardoso Silva
Dra. Vera Lúcia de Almeida Barrias
Dra. Filomena Maria de Sousa Martins Pereira Rodrigues
Dra. Ana Maria Santos Brito Correia de Carvalho
Dra. Ana Júlia Martins dos Santos


VISEU, 22 de Julho de 2013

Bispo Ilídio

Comentários