Gesto de Jesus, ao lavar os pés aos discípulos, é “a melhor definição da Páscoa e da Eucaristia”

Gesto de Jesus, ao lavar os pés aos discípulos, é “a melhor definição da Páscoa e da Eucaristia”, lembra D. Ilídio, na homilia da celebração comemorativa da instituição da Eucaristia, em Quinta-feira Santa.
“Compreendeis o que vos fiz? Dei-vos o exemplo para que, como Eu fiz, vós façais também.”

Assim se “deve dar sentido ao ser cristão e à coerência do nosso testemunho, na Fé vivida”. “Jesus transmite-nos o Seu exemplo, como o Seu Testamento de despedida e, ao mesmo tempo, como o nosso bilhete de identidade, enquanto discípulos de Jesus Cristo”, realçou o Bispo, vincando que “nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros como Eu vos amei”.
O lema deste Ano Pastoral é “É Domingo! Juntos na FÉsta.” Por isso, lembra D. Ilídio, “celebrar e participar na Festa da Páscoa em cada Domingo não é participar passivamente numa Festa que tem dia e hora marcados e uma demora marcada com minutos muito rigorosos… A Eucaristia de Domingo é a Festa da Fé a viver juntos por todos os que acolhem a libertação de Deus que passa na nossa vida e nos convida a passar e a transmitir – a todos e a tudo – a passagem e a presença do Senhor”.
“É partir para a vida de cada dia lavando os pés aos irmãos, isto é, reconhecendo nos outros o próprio Cristo; vendo cada pessoa como um próximo; construindo com todos eles uma família e uma sociedade nova, fraterna, justa e solidária”.
“A sociedade actual tem necessidade de gestos verdadeiros, simples e simbólicos, mas carregados de amor e de vida… é esta a simplicidade, a beleza, a bondade e a verdade da Igreja de Jesus Cristo: “vai e faz tu o mesmo”; ou “assim como Eu fiz, fazei-o vós também”…
E concluindo, o Bispo lembra aos “Sacerdotes, Diáconos, Religiosos, Leigos – todos os cristãos – que precisamos de tomar consciência de que, sem a Eucaristia, não há Igreja; sem a Igreja não há missão; sem a missão não há evangelização; sem a evangelização não há salvação…

Comentários